Paixão de Cristo da Praia de Quixaba
Histórico:
Em 2000, o sítio histórico de Aracati foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, como Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil. Uma cidade com um passado de opulência por conta de sua importância comercial no período colonial cearense. Aracati está localizada no litoral leste do Ceará, a 168 quilômetros da capital.
A preservação de vários exemplares de edificações coloniais, seu Carnaval reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil e suas belezas naturais extraordinárias, como a famosa praia de Canoa Quebrada, consolidaram Aracati como um dos principais destinos turísticos nacionais. Não obstante, existe na cidade uma grande diversidade de expressões culturais e tradições populares que merecem uma maior visibilidade e valorização.
Uma delas é a Paixão de Cristo da Praia de Quixaba, reconhecida em 2022, como patrimônio cultural municipal. A praia de Quixaba foi originalmente estabelecida como uma vila de pescadores, inicialmente habitada pela família Germano. Por conta de suas belezas naturais singulares, a praia de Quixaba foi cenário da peça “Casa de Flô”, da atriz e cineasta cearense Florinda Bolkan e também do filme “Bella Donna”, de Bruno Barreto, em 1997.
O espetáculo da Paixão de Cristo teve início em 1998, por iniciativa de Silvânia Mascarenha, médica nascida na cidade de Russas, que organizou uma via sacra com a imagem de Cristo que passava pelas ruas e casas da localidade.Com o tempo a via sacra se transformou numa encenação da Paixão de Cristo ao ar livre, a cada edição outras pessoas se incorporavam no apoio e organização da encenação, que foi abraçada por toda comunidade.
Atualmente, o grande envolvimento da comunidade, através da Associação Cultural Paixão de Cristo, em todas as fases do processo e principalmente no momento da encenação, revela a importância da Paixão como referência e identidade cultural de Quixaba.
Descrição:
A Paixão de Cristo de Quixaba ocorre há 25 anos. O evento é caracterizado principalmente por ser realizado pela população local, visando fomentar as iniciativas culturais da comunidade e valorizar os artistas locais. Outro aspecto notável do espetáculo é que ele acontece ao ar livre, utilizando as belezas naturais da Praia de Quixaba como pano de fundo, criando uma atmosfera de realismo ímpar, permitindo ao público vivenciar a cena de perto. A comunidade construiu ao longo da entrada da vila até as grandes falésias brancas a beira-mar, cenários fixos impressionantes que, além de contribuírem para o espetáculo, se tornaram pontos turísticos. O espetáculo conta com aproximadamente 150 atores e figurantes, que são da própria comunidade ou de comunidades adjacentes, incluindo pescadores, crianças, jovens, adultos e idosos. Durante o ano, são realizados cursos para desenvolver habilidades artísticas das pessoas da comunidade. A Paixão também conta com equipe técnica de som, iluminação, registro e cenografia, totalizando aproximadamente 300 indivíduos envolvidos diretamente. A prefeitura de Aracati também apoia o evento, principalmente no aspecto logístico estrutural. Em 2025, mais de 10.000 pessoas acompanharam a Paixão de Quixaba.
Situação atual:
A representação teatral da Paixão de Quixaba é importante para continuação da cultura porque traz as raízes de uma prática de séculos, reafirmando uma crença que serve para unir as pessoas, como cultura de aproximação dentro da comunidade. Em sua vigésima quinta edição, o espetáculo da Paixão de Cristo de Quixaba se consolida com expressão cultural e religiosa de Aracati. Sua forte inserção dentro da comunidade de Quixaba fortalece o sentido de pertencimento e identidade cultural local. O espetáculo contribui para o desenvolvimento local em diversos aspectos, entre eles, o turismo, geração de renda e a coesão social. A prefeitura apoia a realização da Paixão e a estrutura logística se adequa para um evento de médio porte. Caso o público espectador continue crescendo será necessário reavaliar as condições estruturais receptivas. A Paixão de Quixaba é um bom exemplo de como o patrimônio cultural deve se relacionar com as pessoas e o lugar. Na perspectiva da educação patrimonial não foi percebido ações com a finalidade de apresentar e divulgar a festa como patrimônio cultural da cidade.
Legislação: Lei Municipal 593/2022 de 11 de maio de 2022.
Como chegar: Empresas que possuem rotas de ônibus para Quixaba/Aracati: Expresso Guanabara e Viação São Benedito.
Agenda Cultural: a programação cultural religiosa pode ser acompanhada no instagram @paixaodecristodequixaba
Funcionamento: Não se aplica
Contato: @paixaodecristodequixaba
Localização: Rua Jangada, S/N , Praia da Quixaba, Aracati, CE, CEP 62800-000
Acessibilidade: não possuem medidas de acessibilidade.
Possibilidades de Educação patrimonial:
- Disciplina/Série Escolar: ARTE – 1º AO 5º ANO Fundamental
- Objeto de Conhecimento: Processos de criação Teatro Contextos e práticas
- Habilidades: Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional
- Tema: Encenações teatrais de tradições populares de Aracati.
- Sugestão de atividades: Em sala de aula, refletir sobre a paixão de quixaba como patrimônio cultural e sua relação com a comunidade; Propor a turma a realização de espetáculo teatral sobre algum tema relacionado a uma expressão cultural tradicional da cidade, que até pode ser a paixão de Cristo; Pesquisar, planejar e ensaiar a peça teatral junto com a turma; Apresentar o espetáculo na escola.
Referências:
NUNES, J. O. C.; SILVA, E. S. Estudo da Reestruturação e do Planejamento do Espaço Turístico da Praia de Quixaba-Ceará com Foco na Gestão do Evento Paixão de Cristo. Revista Turismo Estudos e Práticas, v. 000, p. 001, 2016. Disponível em: https://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/130/122
Souza Neto, Gerardo Facundo de. O estado em ação: produção espacial pelas políticas de turismo em Aracati/CE. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) – Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=67634>
+ Informações
- Rua Jangada, S/N , Praia da Quixaba, Aracati-CE
- Toda sexta-feira santa, a partir das 17h
Torne-se um colaborador
Deseja contribuir com nosso site?
Deseja tornar-se um patrocinador e contribuir para a melhoria da qualidade dos conteúdos do nosso site? Entre em contato.
Entrar em contato