Material

Palacete Carvalho Motta

Histórico:

Antônio Frederico de Carvalho Motta nasceu em Granja, interior do Ceará, comerciante em sua terra natal, gerenciou a firma Carvalho Motta e Irmão. Mudou-se para Fortaleza provavelmente em 1927. Na Capital, atuou no comércio de exportação, depois passou a dedicar-se ao setor bancário, tornando-se diretor e depois presidente do Banco do Ceará. Participou com destaque da política cearense, sendo deputado estadual e assumindo provisoriamente o governo do estado no ano de 1912, após rebelião popular que destituiu Nogueira Accioly.

Em 1907, construiu o palacete erguido no cruzamento das ruas General Sampaio com Pedro Pereira. Localizada no primeiro circuito periférico ao centro urbano, próximo à Praça Marquês de Herval(atual José de Alencar) e da casa do poeta Juvenal Galeno. Dois anos depois, o local foi alugado pela Inspetoria de Obras Contra Secas (IOCS), que se tornaria o atual Dnocs. Em seguida, a propriedade foi vendida, em 1915, para a Inspetoria.

O prédio passou por uma série de reformas, entre os anos de 1934 e 1935, financiada pelo órgão proprietário. Em 1982, o órgão assina um acordo com a Fundação Nacional Pró-Memória visando a restauração do imóvel e futura implantação do Museu de Tecnologia do Combate às Secas. Foi apenas no ano de 1985 que o edifício se tornou o Museu da Seca, abrigando o acervo da Dnocs sobre a história do fenômeno climático tão comum ao semiárido. O Museu das Secas sobreviveu entre 1985 e 2004. Atualmente o prédio encontra-se praticamente abandonado.

Descrição:

O imóvel, no estilo eclético, é um dos últimos exemplares das casas de “porão alto” em Fortaleza. A edificação possui dois andares, tendo o térreo janelas e portas em arco abatido; a fachada principal tem a parte superior decorada por uma balaustrada encimada por pináculos. Abaixo dela, existe cimalha que percorre as duas fachadas visíveis da rua. As janelas superiores da fachada principal apresentam formato em arco, encimado por outro arco decorado. A entrada principal tem formato semelhante, e é igualmente decorada. As janelas do piso superior da fachada da rua General Sampaio, são encimadas por gradis de ferro. Todas as janelas do edifício possuem vedação em veneziana, assim como as do segundo pavimento possuem balcão formado por gradil em ferro.

Situação atual:

O estado de conservação do prédio é péssimo. Em 1983, o imóvel foi restaurado com base em projeto elaborado pelo IPHAN, tendo por objetivo a instalação do Museu das Secas, o qual abrigaria o acervo da instituição. Porém sem equipe e recursos, o Museu das Secas sobreviveu, penosamente, entre 1985 e 2004. Todo o acervo histórico do Dnocs continua no prédio que está fechado e sem ações de restauro desde 2003. Tanto a edificação quanto o seu valioso acervo perecem com a falta de manutenção e cuidados. Infelizmente, mais um patrimônio, com grande valor histórico e enorme potencial de uso, que permanece morto pela falta de atividade e função social. 

Legislação:

Decreto municipal 11971/2006, DOM nº 13253 de 24/01/2006 e tombamento federal Processo nº 1057-T-82, Livro de Tombo das Belas Artes, Volume 2, fls. 04, Inscrição nº 551; data: 19.05.1983.

Como chegar: Algumas linhas abaixo têm rotas que passam próximo ao Palacete Carvalho Motta.

011 CIRCULAR I / CENTRO, 042 ANTÔNIO BEZERRA / FRANCISCO SÁ / PAPICU, 1074 ANTÔNIO BEZERRA / UNIFOR / TRE, 301 ICARAÍ / FORTALEZA / VIA BARRA DO CEARÁ, 752 CAÇA E PESCA / CENTRO, 753 CIDADE 2000 / SARGENTO HERMINIO, 754 GRANJA LISBOA / GOIABEIRAS, entre outras.

Agenda Cultural: Não se adequa.

Funcionamento: Fechado, sem previsão de reabertura.

Contato: 85 3391-5100 (Dnocs)

Localização: Rua Pedro Pereira, 683 – Centro /Fortaleza/CE

Acessibilidade: Não possui acessibilidade.

Possibilidades de Educação patrimonial:

  • Disciplina/Série Escolar: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS – Ensino Médio.
  • Objeto de Conhecimento: Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos.
  • Habilidades: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais.
  • Tema: Indústria da Seca no Ceará.
  • Sugestão de atividades: Em sala de aula, refletir o Palacete Carvalho Motta como patrimônio cultural, em especial refletindo sobre a ocupação e atuação do Dnocs; Pedir aos alunos que pesquisem sobre a atuação do Dnocs e sua relação com a chamada Indústria da seca; Promover debate sobre as ações de combate à seca e o uso político dessas ações.

Referências:

https://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev- presentacao/RevPorAno/2013/03_art03.pdfhttps://fortalezaemfotos.com.br/carvalho-motta-o-homem-por-tras-do-palacete/

https://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/periodico/dasintervencoes.pdf

file:///C:/Users/Frederico/Downloads/207-Texto%20do%20artigo-791-1-10-20181005.pdf

Compartilhe:

+ Informações

  • Rua Pedro Pereira, 683 - Centro /Fortaleza/CE
  • Fechado, sem previsão de reabertura.

Torne-se um colaborador

Deseja contribuir com nosso site?

Deseja tornar-se um patrocinador e contribuir para a melhoria da qualidade dos conteúdos do nosso site? Entre em contato.

Entrar em contato