Escola Jesus, Maria e José
Histórico:
Em 1902, é iniciada a construção da Escola Jesus, Maria e José e sua inauguração ocorre em 1905. dirigida pelas irmãs de caridade da congregação de São Vicente de Paulo, a escola nasceu para efetivar, através da educação infantil, um modelo de conduta moral e atuação sacerdotal. Funcionou até o ano de 1920.
Nas décadas posteriores teve diversos usos: abrigou a Casa Paroquial e reuniões da Paróquia de São José, o auditório da Rádio Assunção Cearense, uma loja, a associação O Berço do Pobre e o Cine Paroquial. Em 1980, a escola Nossa Senhora Aparecida foi a última instituição a funcionar no espaço.
Em 2007, a Escola Jesus Maria José foi tombada por decreto municipal. Já no ano de 2011, mais de 200 famílias, ligadas ao movimento de luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), começaram a ocupar o local. No final de 2019, famílias são removidas, mas não é realizado nenhuma atividade de restauração ou recuperação do patrimônio, de lá para cá, a escola permanece fechada e continua se deteriorando, sem perspectiva de ações de restauro.
Descrição:
Na fachada principal, há um elemento proeminente, que destaca o eixo central da edificação, com pilastras que ladeiam a porta principal em arco pleno e que se eleva acima da platibanda, coroado com as imagens de Jesus, Maria e José. Na platibanda, são vistos elementos decorativos vazados, confeccionados em reboco, sobre a cornija, em toda a sua extensão. A fachada foi concebida de forma simétrica, com janelas em madeira e vidro nos dois lados, encimadas por elementos típicos da arquitetura eclética, formando desenhos curvos que envolvem medalhões. Nas extremidades, dois volumes chanfrados se sobressaem em relação ao plano da fachada principal. A edificação tem um só pavimento, elevado em relação ao nível da rua e alcançado por uma escadaria central. Tinha originalmente planta em forma de “H”, disposta simetricamente segundo o eixo de acesso principal, conformando um pátio interno na parte posterior. Implantada, nas laterais, no alinhamento das ruas, a edificação tem recuo frontal, que se alarga entre os volumes chanfrados, os quais se destacam na fachada principal. As fachadas laterais repetem os mesmos elementos decorativos do corpo central do edifício.
Situação atual:
A edificação encontra-se em deplorável estado de conservação. O prédio do antigo colégio pertence à Arquidiocese de Fortaleza e está cedido para a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Apesar da sua relevância histórica, arquitetônica e social, este patrimônio passa por um processo de total abandono e negligência. Vale observar que o mesmo está localizado numa poligonal urbana próximo de outros importantes bens culturais da capital. É urgente a tomada de posição dos órgãos competentes no sentido de restaurar esse patrimônio que possui grande potencial de uso cultural e social para a cidade de Fortaleza.
Legislação:
Decreto municipal 12.303/2007, DOM, n º 13.721 de 18/12/2007 e tombamento estadual aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio cultural em 18.07.2007.
Como chegar: Algumas linhas abaixo têm rotas que passam próximo à Escola Jesus, Maria e José
032 AV.BORGES DE MELO II / PAPICU, 042 ANTÔNIO BEZERRA / FRANCISCO SÁ / PAPICU, 086 BEZERRA DE MENEZES / SANTOS DUMONT, 833 CIDADE 2000 / CENTRO, e 901 PAPICU / DOM LUÍS / CENTRO, entre outras.
Agenda Cultural: Não se adequa.
Funcionamento: Fechado, sem previsão de reabertura.
Contato: Não se adequa.
Localização: Rua Coronel Ferraz, S/N – Centro /Fortaleza/CE
Acessibilidade: Não possui acessibilidade.
Possibilidades de Educação patrimonial:
- Disciplina/Série Escolar: História – 3º Ano Fundamental.
- Objeto de Conhecimento: Os patrimônios históricos e culturais da cidade e/ou do município em que vive.
- Habilidades: Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
- Tema: A necessidade de preservar nosso Patrimônio Cultural.
- Sugestão de atividades: Em sala de aula, refletir sobre a Escola Jesus, Maria e José como patrimônio cultural, em especial refletindo sobre o seu estado de abandono e deterioração; Pedir aos alunos que citem lugares/expressões culturais do seu bairro, que necessitam ser preservados e quais medidas deveriam ser tomadas para preservá-los; Debater em sala de aula sobre a preservação dos patrimônios da cidade. Porque alguns estão preservados e outros não?
Referências:
ABREU, Carlos Emmanuel dos Santos. Centro de auxílio a pessoas em situação de rua: a rearquitetura da escola Jesus, Maria e José. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021. Disponível em https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1234
+ Informações
- Rua Coronel Ferraz, S/N – Centro /Fortaleza/CE
- Fechado, sem previsão de reabertura.
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