Chalé da Pedra
Histórico:
A cidade de Quixadá, no sertão central do Ceará, é mundialmente conhecida pelos mais de 50 inselbergs existentes no município, essa paisagem natural foi reconhecida como Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004. Além desse conjunto paisagístico singular, o açude Cedro, que foi a primeira grande obra brasileira de combate à seca na região semiárida do Nordeste, foi tombado pelo IPHAN em 1977.
Os monólitos ocupam o entorno e também algumas áreas centrais da cidade. Na década de 1920, em um deles, que era cercado por uma lagoa, foi construído um Chalé pelo industrial Fausto Candido de Alencar. O chamado Chalé da Pedra, construção de estilo arquitetônico Art noveau, foi inspirado em outro casarão existente nas proximidades do Açude Cedro.
Após sua construção, serviu de residência para familiares de Delmiro de Queiroz. A partir de 1930, funcionou a Loja Maçônica de Quixadá. Com a instalação de uma agência do Banco do Brasil, em 1943, o chalé passou a ser residência dos bancários. Um desses, Petrônio Cordeiro Campos, que morou por quase vinte anos, comprou o imóvel dos herdeiros de Fausto Alencar, mantendo a propriedade consigo até sua morte. No ano de 2007, o Chalé foi tombado como patrimônio histórico da cidade e atualmente abriga o Memorial Raquel de Queiroz.
Descrição:
Essa construção, feita em estilo arquitetônico Art Nouveau, se destaca pela harmonia com a natureza. O Chalé foi construído em cima de um monólito que na época era cercado por um lago. Em 2010 foram realizadas obras para o restauro do Chalé da Pedra, adaptando os cômodos em ambientes de exposição. A Edificação ainda conserva sua fachada original caracterizada por formas curvas e belas ornamentações. Internamente é dividido em três espaços expositivos do Memorial Raquel de Queiroz.
Situação atual:
A Secretaria de Cultura de Quixadá mantém o edifício em ótimo estado de conservação. O equipamento busca salvaguardar a memória da mais ilustre escritora cearense, filha de Quixadá, Raquel de Queiroz. No espaço são expostos objetos, indumentárias, registros fotográficos, entre outros acervos que fazem referência à escritora de “O quinze”. Mantendo atividades educativas patrimoniais no espaço, o Chalé da Pedra é um bom exemplo de como fortalecer e valorizar o patrimônio cultural edificado de Quixadá.
Legislação:
Reunião do Conselho Municipal Histórico Cultura e Ambiental de Quixadá/Fevereiro/2007
Como chegar: Empresas que possuem rotas de ônibus para Quixadá: Expresso Guanabara.
Agenda Cultural: Pode acompanhar a programação cultural no intagram @secultquixada
Funcionamento: Terça à sexta-feira das 08h às 21h / Sábado e Domingo das 08h às 13h.
Contato: (88) 99183141
Localização: Rua Oscar Barbosa, 344 – Centro/Quixadá/CE
Acessibilidade: : não possui acessibilidade.
Possibilidades de Educação patrimonial:
- Disciplina/Série Escolar: História – 3º Ano Fundamental.
- Objeto de Conhecimento: O lugar em que vive. A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.).
- Habilidades: Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
- Tema: A memória urbana Quixadá e seus bens culturais.
- Sugestão de atividades: Em sala de aula, refletir sobre o Chalé da Pedra como patrimônio cultural, em especial refletindo sobre os diferentes usos do Chalé; Pedir aos alunos que pesquisem sobre a história de seu bairro/comunidade, buscando identificar quais as referências culturais locais. Os alunos se dividem em grupos e apresentam a(s) referência(s) que ele acreditam que deveriam ser consideradas patrimônios e as razões da(s) escolha(s).
Referências:
Santos, Lidia Noemia. Connstruindo Quixadá / Lidia Noemia Santos… [et.al] – 1. ed. – Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Brasil – Ministério da Cultura/ Ceará – Governo do Estado/ Banco do Nordeste, 2011. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo__quixada_guia.pdf
Silva, Cláudio Antônio Vieira da. Há “pedras” no meu curral: a paisagem dos Monólitos de Quixadá – CE / Cláudio Antônio Vieira da Silva – Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional, 2017. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Claudio%20Ant%C3%B4nio%20Vieira%20da%20Silva.pdf
+ Informações
- Rua Oscar Barbosa, 344 – Centro/Quixadá/CE
- Terça à sexta-feira das 08h às 21h / Sábado e Domingo das 08h às 13h.
Torne-se um colaborador
Deseja contribuir com nosso site?
Deseja tornar-se um patrocinador e contribuir para a melhoria da qualidade dos conteúdos do nosso site? Entre em contato.
Entrar em contato